Apresentação do Museu

Entrada do MCCB (contém descrição pormenorizada) Descrição pormenorizada - Entrada do MCCB
Fachada branca do MCCB com dois andares. À direita, a porta de entrada sobre a qual está uma pala com as letras MCCB feitas com volume em chapa branca. À esquerda, de perfil, duas filas de quatro janelas altas. fechar

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal da Batalha

Nos rumos que a sociedade contemporânea enfrenta, urge repensar a posição dos equipamentos culturais.

Os novos desafios dos museus impelem as suas tutelas e os seus técnicos a redefinir objetivos e estratégias de atuação.

Este percurso, que se afigura infindável, é conduzido conjuntamente com parceiros fundamentais, nomeadamente outras instituições culturais, escolas, universidades, associações e pessoas.

Conscientes das mudanças sociais, os organismos mundiais dos museus têm vindo a incutir, ao longo dos últimos anos, novas responsabilizações à museologia. Mais do que edifícios que conservam e exibem coleções, os museus têm vindo a assumir papeis como a investigação, a comunicação, o marketing e a educação.

O MCCB tem, por isso, procurado corresponder aos constantes desafios museológicos, tendo por base a promoção do território e do património material e imaterial que representa, de forma a melhor servir a sua comunidade. 

Assumindo o lema “O Museu de Todos”, o MCCB pretende fomentar e melhorar soluções técnicas em matéria de acessibilidade e inclusão, com o objetivo de acolher todos os públicos. Neste âmbito, as iniciativas dinamizadas, quer com o público infantojuvenil, quer com a população adulta, procuram sensibilizar para a inclusão numa perspetiva de consciencialização da cidadania.

Nesta instituição que se pretende viva, o trabalho conjunto e continuado com a comunidade que representa é fundamental para a programação de atividades, não descurando ações que visem promover a sustentabilidade local. 

É com a comunidade e com os seus parceiros institucionais e académicos que o MCCB desenvolve ações de investigação e de divulgação que fomentem a perpetuação da memória.

A missão de manter um Museu de Todos que trabalhe de e com as pessoas tem valido ao Município da Batalha o reconhecimento regional, nacional e internacional com a atribuição de prémios. O galardão de Melhor Museu Português de 2012 (atribuído pela APOM), o prémio Kenneth Hudson do Fórum Europeu dos Museus, o troféu Valorização Territorial (XIV Gala Região de Leiria),  galardão "Mérito Regional" (IV Gala da Inclusão) e, mais recentemente, o prémio Acesso Cultura e a Menção Honrosa do Prémio “Concelho mais acessível” (do Instituto Nacional para a Reabilitaão) distinguiram o nosso projeto.

São distinções que muito honram o nosso Concelho e que nos responsabilizam a fazer mais e melhor.

 

Seja Bem-vinda (o) ao Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

 

O Presidente da Câmara Municipal da Batalha

Paulo Jorge Frazão Batista dos Santos