MCCB acolhe exposição Vitória - Residência artística de desenho | MCCB - O museu de todos

Saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 1) | Menu Principal (tecla de atalho: 3)

MCCB acolhe exposição Vitória - Residência artística de desenho

Data da notícia: 25 Julho 2021

A mostra resulta de uma residência artística realizada por estudantes da Escola Superior de Artes e Design Caldas da Rainha em colaboração com o Mosteiro da Batalha e o Município da Batalha

O MCCB acolhe, no seu espaço Laboratório da Memória Futura, a exposição “Vitória”, depois exibida no Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
A mostra resulta de uma residência artística realizada por estudantes da Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Instituto Politécnico de Leiria, em colaboração com o Mosteiro da Batalha e o Município da Batalha. O projeto, realizado em julho de 2019, é inserido inserida no LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes.
Dos trabalhos expostos fazem parte maioritariamente cadernos de desenho, resultantes da experiência de habitar o monumento e os espaços envolventes, de dia e de noite. No decorrer da residência artística, que teve a duração de uma semana, os participantes exploraram ainda espaços reveladores da vida quotidiana dos frades dominicanos, como a antiga adega ou a cerca conventual, onde se localizavam os lagares e um moinho, junto ao rio Lena.

Os desenhos, apresentados em várias técnicas, expressam detalhes decorativos do monumento, nomeadamente os ornamentos em cantaria ou os grafitos medievais. As obras revelam ainda aspetos como a importância da água e a sua ação na pedra calcária. Nesta exposição, é possível, por isso, ver representados alguns locais da zona serrana do concelho, designadamente a aldeia da Pia do Urso.

A exposição pode ser visitada durante o horário de abertura do Museu da Batalha, de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Refira-se ainda que, até ao dia 30 de setembro de 2021, as entradas neste museu são gratuitas.

Mais informações sobre o projeto poderão ser obtidas através do link https://www.ipleiria.pt/sdoc/exposicao-vitoria-residencia-artistica-de-desenho/