DESCONFINE O ARTISTA QUE HÁ EM SI – DO DESAFIO À EXPOSIÇÃO | MCCB - O museu de todos

Saltar para o corpo principal da página (tecla de atalho: 1) | Menu Principal (tecla de atalho: 3)

DESCONFINE O ARTISTA QUE HÁ EM SI – DO DESAFIO À EXPOSIÇÃO

Data da notícia: 24 Abril 2021

A exposição “Desconfine o Artista que há em si” nasceu no contexto do confinamento instruído pelas diretrizes governamentais para reduzir a disseminação da atual pandemia.

Com as portas encerradas ao público, naquele período, o MCCB procurou manter um programa que potenciasse a sua relação com a comunidade e com os seus públicos, apostando em recursos alternativos de proximidade.

Com o projeto “Desconfine o artista que há em si”, dirigido a pessoas de todas as idades, a título individual ou coletivo, o MCCB desafiou a comunidade a desenvolver o seu sentido criativo, inspirado na narrativa do museu e das suas coleções, bem como no património concelhio.

A resposta a este desafio não se fez esperar, tendo este Museu recebido trabalhos de diversas tipologias. Do desenho à escultura, passando pelas artes artesanais e fotografia, o MCCB recebeu quase 60 trabalhos.

O projeto mobilizou as instituições concelhias, designadamente IPSS’s, Academia Sénior, ATL’s, jardins de infância ou escolas de primeiro, envolvendo-se estas na criação e apresentação de trabalhos artísticos, mesmo com as restrições sentidas em tempos de confinamento.

A estes trabalhos, juntam-se aqueles realizados por famílias e ainda obras de artistas oriundos não só da Batalha, como de outras partes do país, enaltecendo a nossa exposição com a sua experiência e sensibilidade artística.

Esta é, pois, uma exposição onde o sentido comunitário e de partilha – que são apanágio deste Museu de Todos – estão bem presentes. No mesmo espaço, juntam-se trabalhos de pessoas de várias idades, revelando estes a diversidade dos seus autores.

O catálogo virtual da exposição pode ser conhecido através do link que se segue:

O Município da Batalha, através do MCCB, agradece a todos os participantes o seu empenho e a sua generosidade em fazer desta uma exposição de todos e para todos.

Aguardamos a sua visita, recordando que até ao final de junho do corrente ano as entradas no Museu são gratuitas

Informações sobre os nossos horários em: