Vêm aí as Férias de Natal do MCCB

Data da notícia: 11, Dezembro 2018

Vêm aí as Férias de Natal do MCCB

Promovidas pelo Município da Batalha, através do MCCB, as atividades têm lugar de 18 a 21 de dezembro e são destinadas a crianças entre os 6 aos 12 anos de idade.

Oficinas pedagógicas inspiradas na colecção do Museu e nos temas do Natal, visitas à cidade de Leiria, e ao Agromuseu D. Julinha, e ao Mosteiro da Batalha, contos de Natal e atividades artísticas e solidárias fazem parte das iniciativas. As inscrições são limitadas e podem ser feitas até ao dia 14 de dezembro.

As Férias do MCCB, recorde-se, fazem parte do programa do Serviço Educativo e têm como principal objetivo a ocupação do tempo de interrupção letiva dos mais jovens através de dinâmicas lúdicas e pedagógicas que promovam o contacto direto com o património. Para mais informações/ inscrições contacte o MCCB através de e-mail: geral@museubatalha.com ou por telefone 244769878.

PROGRAMA:

18 de dezembro (terça-feira) – Museus e Monumentos

09h00 | Recepção dos participantes

10h00 |Visita guiada ao Centro de Diálogo Intercultural de Leiria: Casa dos Pintores.

Numa descoberta pelo centro histórico da cidade de Leiria, vamos conhecer um espaço muito especial, que representa a passagem de vários povos e de diversas culturas na região.

12h30 | Almoço piquenique

14h00 | Visita-jogo ao Agromuseu D. Julinha (Ortigosa-Leiria)

Nesta visita vamos conhecer uma simbólica casa rural do século XIX. Nela identificaremos as atividades do trabalho agrícola, as alfaias, a quinta e ainda alguns simpáticos animais.

19 de dezembro (quarta-feira) – Tradição e Ambiente

14h30 | Visita à exposição de presépios no Mosteiro da Batalha

Neste dia dedicado à tradição natalícia vamos visitar exposição de presépios na igreja do Mosteiro. Foram feitos por escolas e associações e são muito originais!

15h00 | Visita à Casa do Pai Natal

O Pai Natal escolheu o histórico edifício Joaquim Mouzinho de Albuquerque para se instalar. Nele decorou a casa à sua maneira. E que bonita que ficou.

15h30 | “O Sabonete do Pai Natal” – atividade de expressão plástica

Vamos aprender a decorar sabonetes artesanais nesta oficina criativa e amiga do ambiente. As funcionárias da Biblioteca Municipal José Travaços Santos vão ensinar-nos todos os segredos. Será que aprenderam com o Pai Natal?

20 de dezembro (quinta-feira) – Observação e Criatividade

14h30 | O Mosteiro visto de binóculos – Visita temática

Nesta visita iremos conhecer o nosso Mosteiro mas noutra perspetiva. Com recurso a binóculos, descobriremos segredos se encontram nas zonas mais altas deste magnífico monumento.

15h30 | Oficinas de expressão plástica Natalícias no MCCB

Hoje o dia é dedicado à criatividade à arte. Começamos por realizar as decorações que irão dar cor à nossa árvore de Natal e depois faremos pequenas lembranças de Natal para levar para casa, com materiais reutilizados.

21 de dezembro (sexta-feira) – Solidariedade e Partilha

14h30 | Entrega de Bens à Loja Social da Batalha

Nesta época tão especial do ano, vamos contribuir para a felicidade de algumas crianças e famílias carenciadas do nosso concelho. Vamos contribuir para alegrar o Natal destas famílias com brinquedos ou roupas que já não utilizamos, bem como alguns produtos alimentares.

15h00 | Visita ao Centro Comunitário da Misericórdia da Batalha

Para terminar esta semana de atividades vamos visitar os simpáticos seniores do Centro Comunitário da Batalha. Eles prepararam-nos uma surpresa. Vamos surpreendê-los também com a nossa alegria.