O MCCB já faz parte da Rede Portuguesa de Museus.

Data da notícia: 7, Julho 2017

 O MCCB já faz parte da Rede Portuguesa de Museus.
 
O MCCB já faz parte da Rede Portuguesa de Museus.
Um despacho do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, faz menção à inclusão do MCCB na Rede Portuguesa de Museus (RPM), junto com o Museu do Douro, o Museu Municipal de Loulé e o Museu da Misericórdia do Porto. Aumenta assim, o número de membros da RPM para 149.
A credenciação de museus na RPM faz-se através de candidatura, seguida de um processo de análise e avaliação, constituindo a integração na rede constitui "um fator de promoção do acesso à cultura e de enriquecimento do património cultural português", de acordo com o despacho do ministro.
Fazer parte da RPM – pertencente à Direção Geral do Património Cultural - não tem custos associados, mas implica a formulação de uma candidatura que se submete ao Departamento de Museus, Conservação e Credenciação. O documento requer, por parte das tutelas, a apresentação de evidências de que todas as funções museológicas são cumpridas (conservação, investigação, exposição, divulgação, educação). Entre outros documentos, são apresentados relatórios do registo de temperatura ambiental no museu, plantas de emergência, normas de conservação, regulamento interno, programa museológico, sistema de inventário… 
pós a análise da documentação, há um período em que a equipa de credenciação elabora um relatório, formula questões de esclarecimento e faz visitas técnicas ao museu e suas reservas. Findo este processo, um relatório final é dirigido ao Ministério da Cultura, o qual que emite o parecer final relativamente à credenciação do Museu
Foi o processo que seguiu o MCCB até ser incluído na RPM.
Refira-se que a RPM tem por missão de alargar a cooperação entre os museus nacionais garantir a qualidade das funções e iniciativas museológicas, visando a descentralização e a cooperação entre museus. Integrar a RPM potencia o planeamento e a racionalização dos investimentos públicos e a valorização formativa dos profissionais dos museus.