Caminho-de-ferro Mineiro do Lena - Percurso pedestre com encenação

Data da notícia: 15, Abril 2017

Caminho-de-ferro Mineiro do Lena - Percurso pedestre com encenação
O Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) elegeu o tema Património Cultural e Turismo Sustentável para a comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS). A data assinala-se a 18 de Abril e visa sensibilizar entidades culturais de todo o mundo para a defesa e divulgação do património cultural.  

O DIMS de 2017 procura, assim, alertar entidades e cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património local, nacional e mundial, bem como para a necessidade da sua proteção. Trata-se de um apelo à solidariedade internacional em torno do conhecimento, da salvaguarda e da valorização do património. Em Portugal, é a Direção Geral do Património Cultural (DGPC) que transmite esta mensagem às tutelas municipais para que promovam iniciativas capazes de proteger e valorizar os seus territórios. 

Na Batalha, o Município, através do Museu, comemorámos a data com a realização do percurso pedestre do Caminho-de-ferro Mineiro do Lena, com espaço para uma recriação histórica e teatral alusiva à antiga atividade das minas de carvão. A iniciativa teve lugar no dia 23 de Abril, domingo, com concentração às 9h30 no MCCB, e contou com a parceria do Agrupamento de Escolas da Batalha. 

As inscrições rapidamente esgotaram. Muito agradecemos a todos os interessados nesta iniciativa.