À descoberta dos sentidos - Cegos guiaram visitantes no MCCB
Data da notícia: 6 Janeiro 2014

O MCCB dinamizou visitas sensoriais,convidando pessoas cegas e de baixa visão a serem guias
Tendo como mote as comemorações do Dia Mundial do Braille, celebrado no passado 4 de Janeiro, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha entrou no novo ano apelando aos sentidos de todos os seus visitantes.
Das duas visitas que estavam programadas, acrescentou-se mais uma, dada a elevada adesão do público. Durante o fim de semana de 25 e 26 de Janeiro, cerca de 100 visitantes vendaram os olhos e foram conduzidas por pessoas cegas, deixando-se surpreender através de vários estímulos sensoriais. O tacto, o olfacto, a audição e o paladar foram experienciados em distintos locais do Museu.
A visita incluiu peças para tocar, audiodescrição, provas cegas de iguarias da região e a descoberta dos aromas de plantas. A actividade contemplou ainda atelier no qual as pessoas, de olhos vendados, fizeram o molde de um fóssil marinho que levariam no final.
A actividade culminou com a magnífica actuação dos Melodium que trouxeram o poderoso som do violoncelo e os gestos harmoniosos de uma bailarina a uma das áreas mais nobres do Museu.
Para a realização da iniciativa, o MCCB contou com a colaboração da ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal) de Leiria, o Instituto Politécnico de Leiria, a ADAE (Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura) e de empresas locais.
Recursos de navegação no MCCB online
Contactos
geral@museubatalha.com
Largo Goa, Damão e Diu, n.° 4
2440-901 Batalha
Portugal