Missão

Reconstituição de Homo erectus (contém descrição pormenorizada) Descrição pormenorizada - Reconstituição de Homo erectus
As mãos de uma pessoa cega tocam o rosto da réplica de um homem primitivo. O rosto é de um Homo erectus. Tem a pele morena, olhos ameaçadores sob umas sobrancelhas salientes, com algumas semelhanças com os antigos primatas.
fechar

O MCCB tem como missão o estudo, a preservação, a valorização e a divulgação do Património, promovendo a Cultura desta região. Para tal, apresenta um programa expositivo dinâmico, de cariz pedagógico, que envolve toda a comunidade.

Objectivos Gerais

  • Afirmar-se como um espaço expositivo interpretativo e interactivo que estimule o pensamento crítico e o entendimento dos hábitos e costumes locais.
     
  • Responder aos desafios das novas tendências da Museologia, da Antropologia, da Etnografia, da Estética, da Educação e das transformações políticas, sociais e culturais. Interagir em permanência com a comunidade concelhia com vista ao fomento da troca de conhecimentos.
     
  • Projectar e evidenciar um centro vivo de referência cultural, dentro e fora do concelho. Contribuir para a formação e a fruição cultural da população local e dos visitantes/turistas.
     
  •  Proceder à inventariação do Património Concelhio, com vista à sua recuperação e preservação adequadas.

Objectivos Específicos

  • Proporcionar aos visitantes o acesso ao Museu e às suas colecções, através de estratégias de comunicação multimodal. Facilitar a plena fruição do património cultural.
     
  • Organizar e promover exposições temporárias e outras actividades culturais, sobre temas que interessam à comunidade Criar parcerias com instituições públicas e privadas.
     
  • Fazer o levantamento exaustivo das valências naturais, sociais e culturais existentes no território concelhio, a fim de conhecer e enriquecer saberes.